HOSPITAL SÃO JOSÉ

Sobre a empresa

Em março de 1948, estando aflito no leito de um hospital na cidade do Rio de Janeiro vendo a filha doente ser cuidada, o advogado Oswaldo Pereira de Oliveira voltou de trem a Teresópolis com a ideia fixa da criação de um hospital na cidade. Naquela época, todos do município procuravam o antigo Centro Médico-Cirúrgico; quando a situação era mais complexa, buscava-se o Hospital Santa Teresa, também da Rede Santa Catarina, em Petrópolis, que era mais próximo do que as unidades de internação na capital.

A ideia germinou em diversas outras mentes e, em pouco tempo, a cidade inteira se envolvia naquele projeto ousado. Diversas senhoras da sociedade se organizaram em uma entidade chamada Associação do Hospital São José, presidida por Alice Quintella Maurício Regadas, e dela participando ainda outras mulheres que, atualmente, se tornaram nomes de ruas, avenidas e praças em Teresópolis: a exemplo de Judith Maurício de Paula, que hoje dá o nome à rua onde se localiza nossa Casa.

Quem fazia o assessoramento contábil do grupo era o contador Waldemar de Oliveira com o apoio do prefeito José de Carvalho Jannotti que, futuramente, seria governador do Rio, além do advogado Oswaldo de Oliveira e do médico Arthur Dalmasso, que era o mais animado com a ideia de Teresópolis ter finalmente um hospital.

A pedra fundamental do futuro hospital foi lançada em 06 de julho de 1948, quando tiveram início as obras de fundação; a inauguração se deu às 16h do dia 06 de janeiro de 1962, com as bênçãos do bispo diocesano D. Manoel Cintra, junto dos fundadores da Associação de Amigos do HSJ; da Madre Margarida, da Associação Congregação de Santa Catarina; e do governador Celso Peçanha. Ainda estiveram presentes na inauguração do nosso Hospital vários deputados, alguns senadores e políticos locais com o então prefeito à época Omar Magalhães.

Dado o primeiro passo para a realização do sonho de todos em Teresópolis, além da própria fundação de uma associação, outro ponto importante foi a doação do terreno para alocar a nova unidade de saúde que nascia. Com muito ânimo na empreitada, os teresopolitanos saíram às ruas na campanha de arrecadação de recursos: partidas de futebol tinham a renda revertida para a obra, as empresas de ônibus que circulavam pela cidade deram um dia de lucro para a empreitada, quermesses eram realizadas nos bairros e uma vaquinha acabou, também, sendo elaborada. Convertidos para os valores de hoje (2023), a construção do bloco A conseguiu juntar R$ 89 milhões para erguer a obra e pagar os funcionários envolvidos.

Com o prédio praticamente pronto no início de 1960, o sonho agora era outro: encontrar quem tivesse habilidade e competência para a gerência do hospital, surgindo a Associação Congregação Irmãs de Santa Catarina, que assumiu o patrimônio constituído e a responsabilidade de colocar o hospital em funcionamento. A cerimônia de transferência aconteceu em 05 de abril daquele mesmo ano em solenidade no auditório da ACIAT; a posse do novo hospital foi entregue às irmãs Cecília Pater e Ignez Preusse, a primeira diretora da Casa.

Na oportunidade, Alice Regadas entregou um relatório sobre o acervo e cometimentos da instituição à Madre Cecília, que exaltou o trabalho sem descanso da sociedade, enaltecendo o patrimônio recebido, e anunciando a inauguração do hospital para o ano seguinte.

E lá se vão mais de 60 anos de história... Atualmente somos mais de 750 funcionários, além dos terceirizados; ainda somos mais de 300 médicos; ou seja, somos uma pequena comunidade dentro da comunidade de Teresópolis.


Não há vagas publicadas

No momento não temos vaga publicada, você pode nos enviar o seu currículo e avisaremos quando surgir uma vaga.

Caso não tenha vagas para o seu perfil, você pode nos enviar o seu currículo e avisaremos quando surgir uma vaga.