Colégio Santa Catarina - Petrópolis

Colégio Santa Catarina - Petrópolis

Colégio Santa Catarina - Petrópolis

Sobre a empresa

INÍCIO DO COLÉGIO SANTA CATARINA

Os padres franciscanos chamaram as Irmãs de Santa Catarina de Braunsberg, Alemanha, para educar as filhas dos colonos alemães. Quatro irmãs – Ir. Rosa, Ir. Irmengard, Ir. Daria e Ir. Crescência – chegaram a Petrópolis, no dia 16 de junho de 189. A partir desta data, a realidade foi se tornando diferente a cada dia e a missão das Irmãs foi crescendo.

Logo que chegaram, iniciaram o ensino, em alemão, com sete alunas. Em dezembro do mesmo ano, já eram 50 alunas prestando exames. No ano seguinte, entre as 105 alunas, já havia muitas brasileiras pobres. Como a situação econômica era difícil, as Irmãs davam aulas de francês, inglês e piano, para se manterem, e, aos poucos, estabeleceram aulas para brasileiras de famílias abastadas, pagantes.

Ao correr dos anos, a Escola gratuita passou para quatro anos e novos prédios foram edificados. Formou-se o internato. O curso colegial daquele tempo era de sete anos, com conhecimentos gerais, língua francesa, música, canto e finos trabalhos manuais.

Início do Curso Técnico

Em 1969 foi fundado o Curso Técnico de Enfermagem, 2º grau do Colégio de Santa Catarina. A primeira diretora foi a Irmã Maria José Godoy, portadora de registro de Enfermagem e de Pedagogia. Ela permaneceu até meados de 1971.

Irmã Dulce Bastos, assume a direção do Colégio Santa Catarina, permanecendo por 50 anos.

Dados do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Santa Catarina

1969 Criado o Curso Técnico de Enfermagem "Santa Tereza", do Colégio Santa Catarina, de nível médio e de ciclo colegial, com a duração de três anos. Funcionava à Rua Paulino Afonso, nº 477, Centro, Petrópolis (RJ) - (8º Curso Técnico de Enfermagem no Brasil).

1992 O Curso Técnico em Enfermagem passou a funcionar no prédio do Colégio Santa Catarina, à Rua Montecaseros, 288, Centro, Petrópolis (RJ).

De 1980 a 2003 O "Setor Madre Regina", do Hospital Santa Teresa, ficou sob responsabilidade e cuidado da enfermagem, exclusiva do Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Santa Catarina, nos plantões diurno e noturno.

2013 Criação do Curso Técnico em Enfermagem no período noturno.

2019 Jubileu de Ouro do Curso Técnico em Enfermagem, introdução do novo plano de curso com metodologias ativas.

1 Vaga de Emprego
Caso não tenha vagas para o seu perfil, você pode nos enviar o seu currículo e avisaremos quando surgir uma vaga.